domingo, 3 de fevereiro de 2013

Maquilhagem tem prazo de validade ?



Que eu saiba,   uma coisa nesta vida que não perde a validade, o Mel ! Todas nos sabemos que a comida passa de prazo, mas sabiam que também a maquilhagem passa ? 
Os produtos de cosmética podem não mostrar sinais de expiração mas a sua maior parte (para não dizer todos) começa a deteriorar-se e a perder as suas qualidades com o passar do tempo. Também a maneira como são armazenados e mantidos, pode influenciar a data de validade.
Uma vez que não sou uma pró dos prazos de validade, fiz uma pesquisa da qual retirei alguns factos interessantes que quero partilhar:
Primeiro que tudo, a data de expiração de um produto começa a partir do segundo em que a embalagem é aberta.
(Uma boa dica para não se esquecerem, é colarem uma etiqueta na embalagem com a data em que o abriram, assim vão sempre saber a partir de que dia têm de fazer as contas para saber se o produto está bom. Ou então podem mesmo contar logo os meses, e marcar a data em que o produto vai expirar!).
As embalagens têm sempre uma imagem de um frasquinho aberto atrás que indica um numero, esse numero corresponde a quantidade de meses que o produto está bom para nosso uso.

Encontrei uma listinha com uma estimativa que vos pode ajudar a saber quando deitar fora os vossos produtos de cosmética:

Concealer (correctivo): a data de validade para correctivos é de um máximo de 6 meses, uma vez que estes produtos são prós em armazenar bactérias, principalmente os que tem aplicador próprio, uma vez que está em contacto com a nossa pele e depois volta para dentro da embalagem. Uma dica para vos durar mais tempo é usarem um pincel que não o da embalagem e que podem lavar quando vos apetecer, e assim a durabilidade do produto pode crescer para 1 ano.
Foundation (base): ronda entre os 6 meses a um ano.
Cosméticos “de pós” ( compactos, sombras, blush, etc): de 1 ano a 1 ano e meio.
Gloss e Batons: 1 ano
Pincéis para lábios e olhos: se estes forem bem tratados, afiados regularmente, e não os deixarem ficar secos podem durar de um ano a um ano e meio.
Rímeis e eyeliners líquidos: têm uma estimativa de 3 meses (isto até doí de escrever). Um pequeno conselho que dou, se tiverem uma infecção nos olhos, é substituir a escova original por outra, e apenas voltem a usá-la quando a infecção tiver passado, uma vez que se não o fizermos o mais provável é ficar com a infecção durante esses 3 meses!
Cosméticos naturais ou orgânicos : toda esta categoria de produtos, tem um curto prazo de 6 meses, uma vez que nenhum deles possui agentes de conservação.
Dicas para vos ajudar a conservar a vossa maquilhagem :
NUNCA pôr os dedos no produto. Usar sempre um pincel ou esponjas, para evitar transmição de bactérias.
NUNCA partilhar cosméticos com outras pessoas.
- Manter sempre as embalagens bem fechadas, e tentar sempre arrumá-las em locais secos e sem exposição solar.
- Deitar sempre fora os produtos que mudarem de cor, textura ou consistência (também serve para os que ficarem com um cheirinho engraçado).
- Não usar saliva ou água para emudecer os vossos pincéis achando que a sua aplicação irá ficar mais suave. Nunca adicionem qualquer líquido a um produto a menos que indicado pelo fabricante. Adicionados, os líquidos podem produzir bactérias e podem causar infecções indesejadas (que nunca são nada bonitas de se ver).
- Limpar sempre os pincéis semanalmente com um detergente ou limpador de rosto suave ( também à venda produtos com essa precisa função).
- Trocar sempre a vossa esponja assim que ela ficar suja, normalmente dura uma semana.
NUNCA usar maquilhagem nos olhos, se estiverem com uma infecção.
- Limpar as mãos depois de aplicarem maquilhagem, não  por uma questão de higiene  mas porque também não é muito bonito andar ali com resíduos de maquilhagem!!
Por último, aconselho a nunca experimentar maquilhagem numa loja. Se querem mesmo experimentar andem com uma esponja ou algodão (eles geralmente fornecem nas lojas) na mala, ou qualquer coisa que sirva para a sua aplicação (falo por experiência própria!)
então, fui eu a única a ficar admirada com a facilidade com que os produtos cosméticos perdem a sua validade?!

2 comentários:

  1. eu já sabia porque reparo sempre nos meses de validade que cada embalagem têm... quanto ao que disseste, trocar de escovinha quanto estamos com uma infecção, mas se a escova teve dentro do produto, não o contaminou todo?

    ResponderEliminar
  2. Não, uma vez que se a puseres no rimel e depois da aplicação a deitares fora ou desinfectares ela não vai estar em contacto com o resto do produto !! Como é algo que é barato e encontras a venda nos supermercados, mais vale investir nisso que num olho novo x)

    ResponderEliminar